Hipotermia: Ocorre quando a temperatura corporal cai a baixo do normal (35ºC) de modo não intencional, prejudicando o metabolismo, se a temperatura ficar abaixo de 32ºC, leva o acidentado em condições críticas ou até fatal.Temperaturas fatais são aquelas abaixo de 27ºC. Porém existem relatos de sobreviventes com temperaturas inferiores a 14ºC.
Este quadro extremo de temperatura possui uma classificação:
- Não - intencional/Acidental: que pode ocorrer com paientes submetido a procedimentos anestésico-cirúrgicos ou vítimas de trauma. Advém de fatores isolados ou associados que provoquem um descontrole no euilíbrio da temperatura corporal como perda excessiva de calor, inibição da termorregulação fisiológica.
- Terapêutica: instituída pela própria equipe médica com objetivos definidos: tratamento da hipertensão intracraniana, proteção neurológica pós-ressuscitação cárdio-pulmonar, durante cirurgias neurológicas e cardíacas.
Tipos de Hipotermias
Pode ser classificada em três tipos: a aguda, subaguda e crônica.
A hipotermia pode ser classificada em três tipos: a aguda, subaguda e crônica.
- A aguda é a mais perigosa, onde há uma brusca queda da temperatura corporal (em segundos ou minutos), por exemplo quando a pessoa cai em um lago com gelo.
- A subaguda já acontece em escala de horas, comumente por permanecer em ambientes frios por longos períodos de tempo.
- A crônica é comumente causada por uma enfermidade.
Os sintomas dos três tipos de Hipotermia;
- Leve (35 a 33°C); sensação de frio, tremores, letargia motora, espasmos musculares. A pele fica fria, as extremidades do corpo apresentam tonalidade cinzenta ou levemente arroxeada (cianótica). A pessoa tem confusão mental.
- Moderada (33 a 30°C); Os tremores começam a desaparecer, a pessoa tende a ficar muito sonolenta, prostrada, quase inconsciente, rigidez muscular, alterações na memória e na fala, entre outros.
- Grave (menos de 30°C); A pessoa fica imóvel e inconsciente, as pupilas se dilatam e a freqüência cardíaca diminui, se tornando quase imperceptível. Se o paciente não for devidamente tratado, a morte é inevitável.
Etapas
- Primeira etapa
- A temperatura corporal cai de 1 a 2 graus Celsius abaixo da temperatura normal. A pessoa tem arrepios, a respiração se torna rápida, as mãos ficam adormecidas com dificuldade de utilizá-las para efetuar tarefas.
- Segunda etapa
- A temperatura corporal cai de 2 a 4 graus Celsius abaixo da temperatura normal. Os arrepios são mais intensos, os movimentos são lentos. As extremidades ficam azuladas, há um pouco de confusão. Apesar disto a vítima está consciente.
- Terceira etapa
- Em geral os arrepios cessam, surgem sinais de amnésia, impossibilidade de usar as mãos, diminuição do pulso e respiração. Diminuição da atividade celular. Falha dos órgãos vitais. Morte clínica.
Primeiro Socorros
- No ínicio, não massageie ou esfregue a vítima, não deixe a pessoa em pé e nem dê álcool, pois estas ações desviarão a circulação (que já está comprometida) dos órgãos internos, podendo agravar a situação.
- Chamar socorro especializado, aquecer as axilas e pernas (pode ser com garrafas com água morna envolvidas em meias), monitorar as funções vitais da vítima e estar preparado para ressuscitação cardiopulmonar e remover a roupa molhada se tiver outra para colocar no lugar.
- Se a hipotermia ficou severa notavelmente e a pessoa está incoerente ou inconsciente, reaquecimento deve ser feito sob circunstâncias estritamente controladas em um hospital.
- Leigos devem apenas remover a vítima do ambiente gelado, dar bebida quente (não muito quente porque poderia ocasionar choque térmico) e levar a pessoa para o cuidado médico o mais rápido possível.
- Na hipotermia o reaquecimento rápido pode causar arritmia cardíaca.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipotermia
Nenhum comentário:
Postar um comentário